A inteligência artificial (IA) tem o potencial de transformar muitos setores, e a saúde é um deles. Na Claves Health, acreditamos que a IA pode ser uma ferramenta valiosa para os profissionais de saúde, mesmo que nossa empresa não trabalhe diretamente com essa tecnologia. Nosso objetivo com este texto é incentivar o aprendizado e a compreensão sobre como a IA pode ser usada para melhorar a saúde e o atendimento ao paciente.
Recentemente, a DeepMind, em colaboração com o Google Research, publicou um artigo na Nature Medicine sobre um sistema de IA chamado CoDoC (Complementarity-driven Deferral-to-Clinical Workflow). Este sistema foi projetado para determinar quando a IA pode ser mais precisa do que um médico humano na interpretação de imagens médicas, e quando deve deferir para um clínico humano. O CoDoC é um exemplo de como a IA pode ser usada para melhorar a precisão e a eficiência no setor de saúde.
O CoDoC é uma ferramenta adicional para a colaboração entre humanos e IA. Ele não requer que os provedores de saúde modifiquem o modelo de IA subjacente, tornando-o uma opção viável para muitos ambientes de saúde. O sistema é treinado para estabelecer a precisão relativa do modelo de IA em comparação com a interpretação do clínico, e como essa relação flutua com os escores de confiança do modelo de IA.
Os testes do CoDoC com vários conjuntos de dados do mundo real mostraram que a combinação da melhor expertise humana e da IA preditiva resulta em maior precisão do que com qualquer um deles sozinho. Em um cenário de exemplo, o CoDoC reduziu o número de falsos positivos em 25% para um grande conjunto de dados de mamografia do Reino Unido, sem perder nenhum verdadeiro positivo.
Na Claves Health, vemos o potencial da IA para melhorar a eficiência e a precisão no setor de saúde. Embora não trabalhemos diretamente com IA, incentivamos os profissionais de saúde a aprenderem sobre essas tecnologias e a considerarem como elas podem ser usadas para melhorar o atendimento ao paciente.
A IA tem o potencial de ser uma ferramenta valiosa para os profissionais de saúde, mas é importante lembrar que a IA é apenas uma ferramenta. Os profissionais de saúde ainda são essenciais para o atendimento ao paciente, e a IA deve ser usada para apoiar, não substituir, o julgamento humano.
Na Claves Health, estamos comprometidos em ajudar a conectar profissionais de saúde com clínicas e hospitais que precisam de suas habilidades. Acreditamos que, ao entender e adotar novas tecnologias como a IA, os profissionais de saúde podem melhorar ainda mais a qualidade do atendimento que oferecem aos pacientes.
Referência: Desenvolvendo ferramentas de IA confiáveis para a saúde – DeepMind
Deixe um comentário