8 Técnicas para atrair e fidelizar pacientes

Matérias sobre como atrair novos pacientes e os fidelizar deveriam constar das grades curriculares dos cursos de Medicina do país, uma vez que são determinantes para uma carreira médica de sucesso.

Mas o que é mais importante:  investir em atrair novos pacientes ou em fidelizar os que chegam ao consultório? Não existe resposta para essa pergunta, os dois são importantes!

Para alavancar a sua carreira, é preciso que você esteja sempre atraindo novos pacientes e realizando ações para que eles se fidelizem a você.

Pode parecer complicado à primeira vista, mas aprendendo algumas técnicas, fica fácil atrair e manter a sua agenda sempre cheia de bons pacientes.

Afinal de contas, apesar da sua missão ser salvar vidas, o seu negócio precisa também ser rentável, e o retorno econômico é a consequência de um trabalho bem feito.

Leia este artigo até o final e aprenda 8 técnicas a atrair e fidelizar pacientes para a sua clínica ou consultório médico.

Por que fidelizar pacientes?

A fidelização do paciente é um processo que começa com o atendimento para o agendamento da consulta, passa pela recepção do consultório, pela sala do(a) médico(a) e se renova a cada vez que o paciente, satisfeito, retorna ao consultório.

Além de retornar ao consultório para dar continuidade ao tratamento, o paciente satisfeito e fidelizado promove a propaganda boca a boca que gera autoridade e traz novos pacientes para dentro do consultório, simples assim.

É um processo cíclico: cliente fidelizado, agenda cheia o ano inteiro.

Pacientes novos

É sempre importante investir em conquistar novos pacientes para garantir a rotatividade da sua agenda. Hoje em dia, existem muitas formas através do digital de se tornar uma autoridade na sua especialidade e ter o consultório sempre cheio.

Depois de ganhar espaço, é preciso mostrar que além de você ser o(a) melhor médico(a), a experiência que você oferece ao seu paciente deve ser, além de resolutiva, simplesmente a melhor.

Veja agora como fazer isso na prática.

8 Técnicas para fidelizar os seus pacientes

  1. Humanização do atendimento – tanto o atendimento online quanto o presencial e não só pelo(a) médico(a), mas todos os colaboradores da sua clínica ou consultório – secretárias, atendentes, porteiros, faxineiras, etc. 

As pessoas estão cada vez mais exigentes e, apesar da tecnologia estar presente em todas as coisas, a única coisa que faz o teu paciente se fidelizar é ser bem tratado, é ter o melhor atendimento que ele poderia esperar de você.

  1. Não se atrase, a menos que aconteça alguma emergência da qual você não tenha controle. Se você não consegue gerenciar os atrasos, vale a pena reduzir a quantidade de clientes que você atende por dia e procurar atender todo mundo na hora certa.

Pode parecer uma bobagem, mas se você conseguir atender os seus pacientes na hora certa marcada você estará ano luz na frente de outros profissionais. Não tem nada que irrita mais um paciente do que ter que esperar, às vezes, mais de horas para ser atendido.

  1. Pratique a escuta atenta e não interrompa o seu paciente, muitas vezes, dependendo da especialidade, tudo o que ele precisa é ter as suas queixas ouvidas com atenção.
  2. Cuide do ambiente e da experiência que o seu cliente vai ter desde que chega na clínica. Ofereça um café, uma água e mantenha o ambiente sempre muito agradável, se atentando à decoração, iluminação, temperatura e som ambiente.
  3. Treine a sua equipe para que o seu paciente seja atendido da melhor forma, com cordialidade e eficiência, sem exageros ou omissões.
  4. Invista na tecnologia para proporcionar o atendimento mais prático e eficiente no que diz respeito à marcação e confirmação de consultas, entregas de exames, elaboração de laudos e receitas, reunião e armazenamento de dados, exames,  visualização de prontuários, etc.

Além do mais, investir em tecnologia possibilita coletar dados e informações de seus pacientes e usá-los para melhorar as campanhas de marketing e propaganda, com o objetivo de entender o seu perfil e promover melhoramentos no processo de sua fidelização, bem como também de atrair novos pacientes.

  1. Mantenha canais abertos de comunicação, eficientes e rápidos, muitas questões podem ser esquecidas durante as consultas e é preciso dar esse apoio aos pacientes. O melhor é que a sua clínica ou consultório tenham um ou mais atendentes de suporte.
  2. Realize constantemente pesquisas robustas de satisfação, ouça o que o seu paciente tem a dizer e identifique no que você ou a sua clínica pode melhorar.

Fidelizar os seus pacientes pode parecer uma tarefa árdua, mas não é se você contar com a expertise de quem entende do assunto.

Não há como obter sucesso econômico e profissional na carreira médica se você não investir no processo de fidelização dos seus pacientes, por isso é importante que você faça boas parcerias e invista em networking.

A Claves Health é uma empresa promotora de parcerias duradouras e produtivas, conectando a realização profissional de médicos com os objetivos de sucesso das melhores clínicas, nós conectamos você com as melhores oportunidades para você poder fidelizar os seus pacientes e alavancar a sua carreira.

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