De acordo com a última pesquisa Demografia Médica, realizada pela USP e o Conselho Federal de Medicina no ano de 2020, há, no Brasil, mais de 548 mil médicos.
Ainda segundo a pesquisa, nos últimos 50 anos, o número de médicos cresceu quatro vezes mais do que a população e a expectativa é que, após a pandemia e a expansão das faculdades de medicina pelo país, esse número seja ainda maior.
Apesar do crescimento vertiginoso da população de médicos, ainda é um desafio encontrar profissionais qualificados e preparados para atuar nas clínicas espalhadas pelo país.
- Como avaliar um candidato?
- Quais as qualidades que devo procurar em um médico para que faça parte da equipe da minha clínica?
- O que realmente importa no currículo de um médico?
- Como encontrar os melhores profissionais?
Essas são apenas algumas das dúvidas que as clínicas normalmente têm ao escolher os seus médicos, já que o recrutamento e seleção de profissionais é um assunto complexo dentro da área de RH.
E, para te ajudar a entender melhor o que é preciso levar em conta na hora de contratar, nós, da Claves, elaboramos este artigo.
Acompanhe a leitura até o final e saiba as 5 dicas essenciais para contratar os melhores médicos para compor a equipe de profissionais da sua clínica.
Esperamos que a leitura seja útil.
Contratação de profissionais de saúde
Recrutamento e contratação de pessoal é um tema delicado que pode gerar muitas dúvidas, principalmente quando se trata da contratação de médicos.
Afinal de contas, o profissional médico que atende na sua clínica determina a qualidade do atendimento que você oferece aos seus pacientes e assim, como a sua clínica é vista.
É preciso saber, primeiro, que tipo de profissional você procura para então saber como encontrar e onde buscar o médico que se adeque à sua clínica.
Analisar o perfil dos candidatos, os seus currículos e experiências, seu histórico com os pacientes, todos os detalhes devem ser levados em consideração.
Procure por especialistas!
Ao avaliar o currículo do profissional, vale a pena saber em quais áreas eles se especializou e quais são os casos que ele atende com mais frequência.
Alguns profissionais atuam em inúmeras especialidades, desse modo, é importante focar sobre qual é a necessidade da sua clínica e se o médico candidato é o melhor que você encontrou na especialidade que necessita.
Assim, você terá certeza de que ocupou a vaga com o melhor profissional para oferecer aos seus pacientes o melhor atendimento médico especializado.
5 Dicas para te ajudar a contratar os melhores médicos para a sua clínica
- Boas práticas de recrutamento – são essenciais para uma rápida captação, já que evita desfalques e queda na qualidade dos serviços. Nesse ponto o ideal é que você tenha uma parceria com empresas que tenham um banco de cadastro de profissionais.
- Atenção ao modelo de contratação – é preciso entender o que é melhor para a sua clínica: contratar o médico celetista, prestador de serviço, estatutário ou servidor público?
- Avaliar o currículo e as experiências anteriores – você deve estar por dentro quem é o profissional que você está contratando, com quem trabalhou, onde, como era a sua relação com os pacientes, o tipo de atendimento que ele fornece.
- Prefira o médico especialista na hora da contratação – o médico especialista possui mais assertividades tanto nos diagnósticos quanto nos tratamentos.
- Armazenamento seguro das informações – a sua clínica deve possuir uma forma segura de armazenar as informações dos seus candidatos. Usar a tecnologia em nuvem é a melhor forma para se fazer isso.
Entendendo as suas necessidades e expectativas e conhecendo bem os processos de recrutamento e seleção de profissionais da saúde, é possível encontrar os melhores médicos para a sua clínica.
Não sabe por onde começar?
A Claves te ajuda: trabalhamos com a indicação de diversos profissionais de saúde de diversas especialidades para atuar em clínicas, hospitais e municípios de todo o Brasil.
Deixe um comentário