A Telemedicina chegou para permitir a democratização do atendimento médico à população e está se mostrando uma ferramenta poderosa para a prática médica.
Foi no ano de 2020 que passou a ser permitido que os médicos realizem consultas online para para atender os seus pacientes, o que revolucionou os atendimentos e a forma como os médicos trabalham.
A legalização da prática da Telemedicina foi um marco alcançado pela nossa sociedade, já que passou a possibilitar o acesso à mais pessoas ao diagnóstico e tratamentos corretos para as suas doenças.
A Lei nº. 13.989 de 15 abril de 2020 foi promulgada durante a pandemia do COVID- 19 para garantir que as pessoas pudessem dar continuidade aos seus tratamentos e também como forma de triagem para os inúmeros casos diários do coronavírus, o que abriu um leque de possibilidades para a classe médica, mas também muitos desafios.
Mas, para garantir que o paciente tenha o mesmo tratamento do atendimento presencial, é preciso que o(a) médico(a) esteja preparado(a) para oferecer ao seu paciente um atendimento de excelência.
E lidar com a nova forma de atender, à distância, pode ser um desafio para muitos, mas existem algumas dicas que podem facilitar esse caminho.
Você quer saber como realizar uma ótima consulta médica online?
Então, primeiro você precisa entender o que é a Telemedicina.
O que é a Telemedicina?
Podemos dizer, que a telemedicina é a prestação remota de serviços de saúde com o uso de recursos tecnológicos como a internet e os meios de comunicação.
A telemedicina não é somente consultas online, existe uma gama de serviços que são prestados como a emissão de laudos, receitas, dentre outros.
Em relação aos atendimentos, existem quatro tipos de consultas feitas online:
- Teleconsulta – é quando o médico realiza a anamnese do paciente e inicia a investigação para realizar o diagnóstico.
- Telemonitoramento – é o acompanhamento do paciente através de consultas online.
- Teleorientação – momento em que o médico dá orientações e encaminha os pacientes à distância, não inclui diagnóstico ou a prescrição de exames e medicamentos.
- Tele Interconsulta – onde dois um mais profissionais de saúde (médicos, terapeutas, nutricionistas, fisioterapeutas, etc, se reúnem online para atender o paciente.
O paciente sempre deve ser informado de que não é possível realizar nenhum diagnóstico que precise de exame físico através de uma consulta online.
Todos os médicos, de todas as especialidades, podem atender online?
A telemedicina é permitida, por Lei, em todas as especialidades, sendo que algumas áreas como a pneumologia, a cardiologista, a oncologista, a radiologia e, principalmente a psiquiatria, a telemedicina se mostra mais importante, principalmente pela urgência do acompanhamento dos tratamentos.
É preciso humanizar o atendimento online
O tratamento humanizado sempre deve ocorrer, seja na consulta presencial ou online.
Os pacientes precisam se sentir acolhidos para terem a segurança necessária para aderirem aos tratamentos.
Além disso, não há como negar que uma consulta online pode passar uma sensação de frieza, sem contato humano e, justamente por isso, o médico deve se apresentar em uma postura empática e calorosa, compensando essa sensação de afastamento que o ambiente virtual possa causar.
Vantagens de praticar a Telemedicina
Existem muitas vantagens na prática da Telemedicina, tanto para os pacientes quanto para os médicos, veja algumas delas:
- Possibilita atender mais pacientes, democratizando os atendimentos, mas também possibilitando o aumento dos seus lucros.
- Ajuda a reduzir custos fixos do consultório e de pessoal, como por exemplo, despesas trabalhistas.
- Facilita a comunicação direta do médico-paciente, o que melhora as chances de tratamento e de cura em casos de doenças crônicas e casos mais graves.
- Permite o armazenamento das informações e dados dos seus pacientes com segurança, o que também possibilita a troca de informações entre equipes médicas.
- Economiza e otimiza razoavelmente o tempo, tanto do paciente, quanto do médico.
Dicas para realizar as melhores consultas online
Existem algumas dicas para te ajudar a realizar os melhores atendimentos à distância, monetizando o seu negócio e, ao mesmo tempo, te ajudando a cuidar da melhor forma de seus pacientes.
Veja algumas dessas dicas que consideramos mais valiosas:
- Organize o ambiente e esteja vestido(a) adequadamente – é importante transmitir profissionalismo para que o paciente se sinta seguro.
- Seja empático(a) para compensar a falta do contato humano.
- Tenha uma internet de qualidade – se a sua conexão é ruim, as interferências podem atrapalhar a comunicação e o paciente terá a sensação de que não foi atendido adequadamente.
- Se prepare para a consulta estudando o prontuário do paciente antes, isso melhora a compreensão do problema e facilita a comunicação médico-paciente.
- Pratique a escuta, seja claro(a) e objetivo(a), muita informação pode confundir o paciente, uma dica que pode ajudar nesta questão é fazer um check list no final da consulta e disponibilizar para o paciente sobre os pontos tratados na consulta.
- Caso você sinta dificuldade em realizar o diagnóstico por falta da avaliação física, é preciso encaminhar e remarcar o paciente para a consulta presencial. Aqui é importante lembrar de que é preciso alertar o paciente de que essa situação pode acontecer e de, talvez, seja necessário o exame clínico presencial.
- Faça parte de uma equipe que ofereça suporte real à sua atuação médica.
Sem sombra de dúvidas que a Telemedicina é o futuro da maioria dos atendimentos dos profissionais de saúde e é preciso estar sempre atualizado(a) para acompanhar os avanços da tecnologia.
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